Quem sou eu

Minha foto
SP, Brazil
Sou professora de educação infantil desde 2005. Amo a educação infantil, é uma profissão que requer dedicação e responsabilidade. É mais do que apenas ensinar, é criar pontes para a aprendizagem. E nessa ponte transitam ensinamentos e aprendizagem nos dois sentidos (Transmitidos e Recebidos). Recebo gratificações diárias, através dos alunos, que manifestam amor e carinho por mim. Amo Educação Infantil. Agora estou trabalhando com a turminha de berçário, vou me dedicar profundamente a essa nova turma. Será um experiência maravilhosa.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SEMANÁRIO



EDUCAÇÃO INFANTIL - ORIENTAÇÕES SEMANÁRIO
O planejamento das situações de ensino – aprendizagem envolve uma série de documentos e instrumentos organizativos cujo manejo faz do trabalho do professor um ritual permanente de tomada de decisões.
Quando o professor está em ação, seja estudando, planejando ou desenvolvendo ações didáticas, ou seja, quando o professor está construindo o cotidiano em sua classe, é preciso ter boas idéias, mas sobretudo, é preciso saber organizá-las de forma eficiente no espaço e no tempo que se possui em sala de aula, lembrando que um currículo é composto de boas idéias de atividades, mas também da organização eficaz e criativa dessas boas idéias.
Neste sentido, para organizar de forma funcional o registro (semanário) do trabalho desenvolvido com os alunos seguiremos os seguintes pontos:

1- Organização inicial
Neste tópico o professor irá colocar todos os eixos (sete eixos) citados pelos RCN`s e dentro de cada um especificar as expectativas e conteúdos que serão explorados na semana específica. É importante lembrar que todos os eixos deverão ser trabalhados ao longo da semana. Exemplo:
SEMANA 02/03 à 06/03
Identidade e Autonomia
Expectativas; (exemplo:)
*Descobrir progressivamente seus limites, suas funções e as sensações que o corpo produz.
Conteúdos:
*Reconhecimento do próprio corpo e dos diferentes ritmos que produz.
Atividades:
* Jogos e brincadeiras.
Linguagem oral e escrita:
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Música
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Movimento
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Matemática
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Artes Visuais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Natureza e Sociedade
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Temas transversais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:

2-Desenvolvimento
Neste item o professor fará uma descrição clara e completa do modo como irá explorar cada atividade. Esta descrição deverá ser feita por dia da semana e especificando o local em a atividade será será desenvolvida (quiosque, sala de aula, gramado, quadra, caramanchão...). Vale ainda lembrar que as atividades desenvolvidas em sala de aula deverão ser anexadas neste espaço.

3-Avaliação
“A anotação com reflexão do que é abordado em sala, bem como sua descrição, os momentos importantes, o que foi eficaz, adequado e o que não foi; colocar o porquê usando a intuição e o sentimento é recurso precioso para a elaboração da próxima estratégia da aula. O educador deve refletir diariamente para que a educação e a construção do conhecimento seja eficaz. Pensar naquilo que foi e não foi eficaz e o que poderia ter sido feito em uma dada situação”. (Paula Lame- 2004)
A avaliação é um momento de valiosa reflexão do professor diante do processo de ensino-aprendizagem realizado na semana. Sendo assim esta deverá abordar no mínimo:
-Aspectos positivos e negativos (tempo, material, participação do aluno...)
-Destacar as dificuldades e os progressos dos alunos
-Possíveis sugestões.
Sendo a avaliação um momento de reflexão, logo este é um momento muito pessoal, por isso o professor não necessariamente, terá que seguir os tópicos acima, o importante é que o professor seja fiel e claro em relação aos acontecimentos de sua sala, naquela semana específica.

REFERÊNCIAS
LAMEU Paula; Reflexão e auto-avaliação do educador. 2004
Apostila do Centro de Estudos da Escola da Vida

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PUFF DE GARRAFA PET

Aprendi a fazer puff de garrafas pet...
Da para trabalhar com as crianças; meio ambiente, reutilização de materiais, projeto animal, enfim, uma infidade de propostas de atividades.




quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ORAÇÃO DO PROFESSOR (A)




Senhor, dá-me sabedoria para semaear no coração de meus alunos sementes que, no calor da terra, despontem para a vida cheias de força para cotemplar o calor do sol, o ar, a chuva e tantos outros espetáculos da natureza.

Sementes que possam brotar, crescer, frutificar-se, florescer e dar frutos. Frutos do amor ao próximo, da sabedoria, da humanaidade, da solidariedade, da união e da paz.

Frutos que suportem tempestades e que possam conduzi-los na realização dos sonhos que se alinhem com Tua vontade, Pai.

Coloca ao lado deles, Senhor, pessoas que os motivem a sonhar, a lutar, a andar em retidão na grandiosa caminhada humana, deixando morrer seus próprios desejos para que sejam feitos os desejos do Pai Celestial.

Pai, capacita-me para que diariamente eu possa regar as semetes que Tu me confiaste na apaixonante missão de educar com o mais profundo amor de meu ser.

AMÉM.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VASOS DE CAIXA DE LEITE


Estou aprendendo a fazer vasos de caixa de leite, minha mãe que está me ensinando, olha só como ficam lindos...

Este foi eu que fiz.....







Estes foram feitos por mim mãe:

E esses encontrei na net...:

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS

LEMBRANCINHAS PARA DIA DAS CRIANÇAS:















NO DIA DAS CRIANÇAS TEMOS QUE INOVAR, COM ATIVIDADES QUE FAÇAM AS CRIANÇAS FELIZES, POIS PARA MUITAS CRIANÇAS, A ESCOLA SERÁ O ÚNICO LUGAR QUE TERÁ MOMENTOS DE ALEGRIA E DIVERSÃO... Prô-Célia Ramos.





Semana da CriançaEssa lembrancinha com e.v.a é uma excelente maneira para presentear os convidados de aniversários ou alunos de escola. Comece a juntar as latinhas de extrato de tomate e faça a festa!


Materiais necessários: e.v.a (azul celeste, pele e preto); latinha com tampa; papel crepon (azul celeste e vermelho); bola de isopor; tinta látex (branca); tinta acrílica (azul celeste e branco); cola de contato; cola branca; caneta permanente (preta); tesoura; esponja; estilete.

Execução:

1 – Com uma esponja passar a tinta látex branca sobre a latinha e a tampa;

2 – Depois de seca pintar com a tinta acrílica azul celeste;

3 – Cortar vários círculos de papel crepon vermelho (tamanho um pouco maior que a tampa) e picotar as bordas;

4 – Cortar as peças de e.v.a: rostinho, focinho, orelhas e patas. Com a caneta permanente desenhar a boca e fazer pontilhados em todas as partes de e.v.a;

6 – Cortar com um estilete uma parte da bola de isopor;

7 – Passar cola na bola de isopor e forrar com o papel crepon azul. Pintar com a caneta preta os olhinhos e sobrancelhas;

6 – Colar os círculos de papel crepon e a cabeça do ursinho sobre a tampa;

7 – Colar a patinhas sobre a lata.

 
 
 


OLHA SÓ QUE LINDO FICOU...



Postado por www.ferramentapedagogica.blogspot.com às 15:50

UMA ATIVIDADE PARA CADA DIA DA SEMANA DA CRIANÇA

-Dia da Oficina de Artes

Criar é a palavra chave, oferecer as crianças diversos materiais( sucatas, papeis, grãos, folhas, lã,etc..) e deixar as crianças criarem o que elas quiserem, as profs podem dar sugestões e ajudar as crianças , permitir que elas levem para casa o seu trabalho nesse dia.

-Dia do Pátio

Brincadeiras no pátio dirigidas , legal até fazer uma gincana nesse dia, para as crianças mais pequenas pode-se fazer rodas de musica.

-Dia do teatro dos Professores

Dia da prof dar um presente a criança, as profs encenam um peça teatral( todas as profs).

-Dia do Passeio

Legal já ir sondando com as crianças que lugar elas gostariam de ir, pode-se até fazer um pique-nique em uma praça perto da escola( uma opção bem acessivel)

-Dia do Brinquedo

As crianças podem trazer brinquedos de casa . Podendo brincar bastante com eles.

-Dia do Amor e da solidariedade

Fazer com as crianças uma coleta de brinquedos, roupas usadas e levar a uma escola de crianças carentes. Legal levar balões e pintar as crianças de palhacinhos para alegrar!

-Dia do festival das guloseimas

As crianças podem trazer guloseimas , as profs montam uma mesa linda toda enfeitada, e pronto musica na caixa e a festa começa.

-Dia da Festa a Fantasia

As crianças devem vir com alguma fantasia, realizar brincadeiras.

Enfim, pode-se criar muitas atividades para essa semana!!!!!










segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ATIVIDADE DIA DA ÁRVORE


“Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no outono
E flores na primavera.

Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.

Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino.”

Autor: Raul Aroeira Serrano





Pessoal vi esta atividade no blog da prô Kris...
Achei muito interessante e tomei a liberdade de postar aqui...
Espero que gostem da atividade.

PRIMAVERA

CONFECCIONAR UMA FLOR DE E.V.A. E FAZER GELATINA COLORIDA.
COLOCAR NOS COPOS DESCARTÁVEIS DE CAFÉ E ENCAIXAR A FLOR AO REDOR DO COPO (O MIOLO SERÁ A GELATINA).