Quem sou eu

Minha foto
SP, Brazil
Sou professora de educação infantil desde 2005. Amo a educação infantil, é uma profissão que requer dedicação e responsabilidade. É mais do que apenas ensinar, é criar pontes para a aprendizagem. E nessa ponte transitam ensinamentos e aprendizagem nos dois sentidos (Transmitidos e Recebidos). Recebo gratificações diárias, através dos alunos, que manifestam amor e carinho por mim. Amo Educação Infantil. Agora estou trabalhando com a turminha de berçário, vou me dedicar profundamente a essa nova turma. Será um experiência maravilhosa.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ATIVIDADES BERÇÁRIO




orkut e hi5, Abraço de bebes, imagens de bebes, glitter de bebes, bebes abraçando, recados com glitter de bebes para orkut


ATIVIDADES


As atividades especializadas no Berçário têm como objetivo comum estimular a concentração, a comunicação, a criatividade e as percepções sensoriais, através de aulas dinâmicas, realizadas em diferentes períodos do dia.
       Cada uma das atividades é oferecida, semanalmente, às crianças por um professor especialista na área. Dentre todas as relacionadas abaixo, a única que não está incluída é a natação.

Psicomotricidade
       A psicomotricista, atenta às fases de cada bebê, faz estimulações de modo diversificado, através de aulas individuais e em pequenos grupos. Este trabalho favorece o desenvolvimento da motricidade da criança, como por exemplo, a sustentação da cabeça, o rastejar, a posição de quatro apoios, até a fase de marcha, onde há ênfase para o equilíbrio de tronco.



CUIDADOS


Alguns bebês possuem necessidades alimentares específicas, por isso, sempre que preciso, estes cardápios são personalizados, de acordo com as orientações dadas pelo pediatra de cada criança, quanto a restrições, dietas etc.
       O lactário é um espaço para preparação dos alimentos lácteos dos bebês (vitamina, mingau, papa de frutas, mamadeira) e onde são finalizadas as refeições. Os alimentos saem deste espaço com a temperatura, consistência e porcionamento corretos para serem oferecidos. São realizadas a higienização e esterilização necessárias aos utensílios dos bebês (pratos, colheres, copos e mamadeiras).

BRINCADEIRAS
Os bebês gostam de observar cada detalhe, tanto nas pessoas como em objetos. Para que eles possam exercitar bem a mente e sua capacidade visual e auditiva, é muito importante fazer brincadeiras estimulantes e que ajudem no seu desenvolvimento.
Brinquedos coloridos, que possuem sons e objetos que chamem atenção da criança ajudam a estimular a criança. Por isso, faça o máximo para que o bebê presencie o brinquedo e se interesse por ele. Brinquedos musicais melhoram a capacidade de raciocínio abstrato, aumentam a consciência auditiva do bebê, ampliando as ligações cerebrais entre os neurônios.
Faça também brincadeiras que estimulam o bebê a descobrir as próprias mãos, desenvolvendo sua coordenação motora e acelerando o processo de aquisição de linguagem. Uma ótima dica de brincadeiras para que o bebê possa desenvolver descobrindo novos movimentos são de bater as mãos da criança como se fossem palmas e repetir frases curtas para que ele grave na mente e com o tempo possa desenvolver a fala.
Adquira diversos brinquedos educativos e chamativos que estimulem seu filho a exercitar sua mente para que ele tenha um ótimo desenvolvimento à medida que for crescendo. Não se esqueça de sempre observar na embalagem se o brinquedo escolhido é adequado para a faia etária do seu bebê, assim, além de estimular seu desenvolvimento, você ainda garante a segurança do seu filho.



Sugestões de atividades

Relação adulto X bebê ( afetivo – emocional)
Conversas – estimulação da linguagem
Hora da brincadeira livre explorando brinquedos, espaço e socialização
Músicas cantadas e tocadas - expressão corporal dirigida
Repetir movimentos
Brincadeiras com bolas: explorar as cores ,trabalhar o visual
Cantigas de roda, estimulando a linguagem e a socialização
Histórias através de livros com figuras grandes e bem coloridas
Banho de sol ( deixá – los ao ar livre )
Desenhar em folhas grandes,explorando todo o espaço da folha
Revistas para folhear e também trabalhar o movimento de pinça ( rasgar – coordenação motora fina)


terça-feira, 21 de junho de 2011

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

ESTAS IDÉIAS PARA O PLANEJAMENTO NO INÍCIO DO ANO PEGUEI NO BLOG http://educadorasim.blogspot.com ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. 


COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: MATERNAL III ( 03 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
Interessar-se pela leitura de histórias;
Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
Aprender a escutar textos e histórias;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Escolher livros para ler;
Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
Participar de pequenas dramatizações;
Reconhecer as vogais;
Identificar os nomes dos colegas;
Copiar seu nome;
Diferenciar escrita de desenhos.


MATEMÁTICA

Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
Perceber relações de causa e efeito nas coisa;
Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho;
Agrupamento de objetos ( classificação);
Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
Identificar gradativamente os numerais ( até 5) e as quantidades correspondentes.

ARTES

Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.

MOVIMENTO

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE

Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.

MÚSICA

Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.